CHOCOLATE DE ORIGEM

  • instagram

NOSSA HISTÓRIA

Como começou?

 

Há cinco anos, à beira do Guaíba, nos fundos da sua casa, o chocolate maker André Passow, e a sua família formam a Magian Cacao. Eles fazem, de forma artesanal, denominado bean to bar (do grão à barra), verdadeiras preciosidades em forma de barras. O gosto pelo chocolate foi herdado pelo seu avô que trabalhava em uma grande fábrica de chocolates, e pelos seus pais que tinham uma fabrica de ovos de páscoa no porão de casa quando André nasceu (1981). No entanto, Passow sempre quis fazer chocolate com propósito, história, que tivesse vida, e respeitando toda a cadeia produtiva do cacau. “Queria acompanhar o crescimento do cacau, e, também, estar com sua família. Unir o lazer e a alegria de estarem juntos, e isso refletiu nas suas barras”.

De onde vocês recebem os grãos?

 

Os grãos de cacau são oriundos da Fazenda Estrela do Sul, em Belmonte, no Sul da Bahia. O cultivo é feito às margens do Rio Jequitinhonha, pelo cacauilcultor Eduardo Melo, que carrega uma história de seis gerações na cacauicultura. 

 

Qual o processo?

 

Todo o processo tem o acompanhamento e a produção integral do chocolatemaker. A maneira como são feitas as barras, na sua pequena fabulosa fábrica, passa por um processo de análise dos grãos de cacau que chegam da Bahia, e que logo após serão selecionados, torrados, descascados, moídos, conchados, temperados, moldados, cristalizados e, por fim, embalados até chegar ao consumidor final. Antes disso, o chocolateiro vai com frequência a Bahia ver como está a produção de cacau que ele compra direto do produtor. Lá, ele também participa do processo de colheita, fermentação e secagem das amêndoas de cacau.

Todos os chocolates produzidos pela família Magian Cacao são considerados saudáveis, pois na composição não é acrescido nenhum aditivo, conservante, aromatizante ou emulsificante, e levam apenas cacau e açúcar. Em alguns tipos, é adicionado leite em pó, manteiga de cacau , nuts e especiarias . Atualmente, a Magian Cacao produz pelo menos 20 tipos diferentes de barras de chocolates, que vão do branco 37% ao intenso 100% cacau. 

O que é o prêmio Bean to Bar Brasil?

Em novembro do ano passado (2020) , a Magian Cacao foi duplamente vencedora na categoria Júri Oficial e Júri Consumidor. O Prêmio Bean to Bar Brasil 2020 tem como objetivos divulgar os chocolates bean to bar e ajudar na melhoria desse tipo de produto. Foi a primeira vez que a Magian participou de uma competição e concorreu com outros 37 fabricantes do país. A barra Ao Leite 45% foi premiada melhor chocolate do Brasil nas duas categorias.

 

O que é Bean to Bar?  

O bean to bar (do grão à barra), é um conceito de produção que valoriza a matéria-prima, o cacau, sendo mais sustentável, o qual o chocolateiro acompanha todo o processo desde a colheita do cacau até a confecção da barra. As produções são bem menores do que as grandes indústrias, e o objetivo é valorizar a origem do cacau (geralmente nas barras há indicações sobre a origem, a variedade do cacau usado, o ano da colheita e o produtor.