COMO COMEÇOU
Às margens do Guaíba, emerge uma história de paixão pelo chocolate: a Magian Cacao, fundada em 2015 por André Passow e sua família. No coração dessa empreitada está a arte do bean to bar, onde cada barra é uma preciosidade feita à mão. A inspiração vem de gerações passadas, com o avô de Passow trabalhando na indústria de chocolates e seus pais fabricando ovos de Páscoa no porão de casa. No entanto, o objetivo de Passow sempre foi mais do que simplesmente fazer chocolate; ele queria criar algo com propósito, algo que contasse uma história e respeitasse toda a jornada do cacau. O resultado são barras que não só satisfazem o paladar, mas também alimentam a alma, refletindo a alegria e união da família por trás de cada mordida.
CHOCOLATE PREMIADO
Em novembro de 2020, a Magian Cacao alcançou uma notável vitória ao conquistar os prêmios nas categorias Júri Oficial e Júri Consumidor. Esta conquista foi parte do prestigiado Prêmio Bean to Bar Brasil 2020, cujo propósito é promover os chocolates bean to bar e estimular o aprimoramento desse tipo de produto.
Este feito marcou a estreia da Magian em competições, onde competiu com outras 37 fabricantes nacionais. A barra Ao Leite 45% foi consagrada como o melhor chocolate do Brasil em ambas as categorias. Em 2022, o chocolate recebeu a medalha de bronze no mesmo concurso, consolidando ainda mais sua excelência no cenário brasileiro.
O QUE É BEAN TO BAR?
O bean to bar (do grão à barra), é um conceito de produção que valoriza a matéria-prima, o cacau, sendo mais sustentável, o qual o chocolateiro acompanha todo o processo desde a colheita do cacau até a confecção da barra. As produções são bem menores do que as grandes indústrias, e o objetivo é valorizar a origem do cacau (geralmente nas barras há indicações sobre a origem, a variedade do cacau usado, o ano da colheita e o produtor.
O PROCESSO
Todo o processo de produção é cuidadosamente supervisionado pelo chocolatemaker da Magian Cacao, garantindo a excelência em cada etapa. Na sua fabulosa pequena fábrica, as barras são meticulosamente elaboradas, desde a seleção dos grãos de cacau até o momento em que são embaladas para chegar ao consumidor final. Esse processo envolve a análise, torrefação, descasque, moagem, conchagem, temperagem, moldagem, cristalização e embalagem.
O chocolatemaker acompanha de perto a produção do cacau para garantir sua qualidade, desde sua origem até chegar à fábrica. Os chocolates da Magian Cacao são reconhecidos pela sua composição saudável, sem adição de gorduras hidrogenadas, aditivos, conservantes, aromatizantes ou emulsificantes. Cada barra contém apenas os ingredientes essenciais: cacau e açúcar. Em algumas variedades, são adicionados leite em pó, manteiga de cacau, nuts e especiarias, proporcionando uma experiência sensorial única. Com mais de 30 tipos distintos, que variam do suave branco 37% ao intenso 100% cacau, a Magian Cacao oferece uma variedade de opções para todos os paladares.